fbpx

A Importância da Inspeção Predial

Os últimos episódios envolvendo queda de marquises; de muros de arrumo, deslizamentos de terras a eles e até interdição de edifícios por conta de risco de desabamentos, no estado de São Paulo e em todo país, ao menos trouxeram à tona a importância de se promover a Inspeção Predial, como ferramenta de prevenção e dar subsídios para a manutenção predial.

Alguns estados do país já possuem legislação que obrigam os condôminos a realizar inspeções prediais regulares nas edificações, de forma a induzir à prevenção e atenção dos condôminos.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas estabelece as diretrizes para a criação de um plano de manutenções, sendo estas definidas como rotineira (limpeza, lavagem), corretiva (intervenção emergencial) e preventiva (programada). A Inspeção Predial deve ser realizada por profissional habilitado e ligado aos conselhos de engenharia, pois requer conhecimento técnico e expertise do profissional.

Muitos dos problemas relacionados às falhas e anomalias construtivas referem se por vezes ao seu entorno; ou são originárias de projetos mal elaborados; ou ausência dos mesmos; ou falhas na execução das obras de concepção e de correção; utilização de materiais e técnicas inadequadas; assim como a falta de manutenção e uso impróprio da edificação à que foi projetada.

O edifício avisa quando esta com problemas é necessário estar atento aos seus sinais, afinal, nosso maior patrimônio é a VIDA.

AUTORIA: ENG. CAMILA ALMEIDA

Comentários (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *