fbpx

Prevenção para condomínios frente à COVID-19

Certamente há algumas medidas de prevenção que são aliadas a um condomínio, principalmente para evitar a contaminação de COVID-19.

Lamentavelmente o número de casos confirmados no Brasil com o novo coronavírus, está chegando a quase 1 milhão e 800 mil casos.

Portanto, você como síndico precisa estar atento a todas essas medidas e deve começar a implementar cada uma delas em seu condomínio, a fim de oferecer segurança a todos os moradores.

Quais as principais medidas de prevenção?

Com a intenção de lhe oferecer todos os esclarecimentos necessários, vamos falar a respeito das medidas de duas formas diferentes.

Inicialmente você poderá conferir informações sobre a importância do distanciamento social, para que logo em seguida, venha conferir algumas medidas voltadas a higiene, vamos lá:

Importância do distanciamento social

Bom, desde o começo da pandemia do novo coronavírus, a OMS (Organização Mundial da Saúde), sempre deixou claro que o distanciamento social seria a principal medida de prevenção para evitar o contágio da doença.

Isso porque, de acordo com especialistas, os primeiros contágios do vírus são relatados em uma população.

Dessa forma, trazendo essa medida para o convívio em um condomínio, a ideia não seria diferente.

Por isso, é fundamental evidenciar que o distanciamento seria a principal medida de prevenção dentre todas que iremos citar ao decorrer do conteúdo.

Com relação ao condomínio, estabelecer regras como a utilização do elevador de forma simultânea somente por moradores da mesma residência é algo muito interessante.

Aliás, o ideal seria que a utilização de áreas comuns como a piscina, academia, playground e salão de festa seja suspensa.

Além disso, colocar cartazes para conscientizar os moradores, bem como, suspender a realização de obras e qualquer tipo de confraternização podem ser boas precauções.

Outro ponto fundamental é adiar as assembléias presenciais e começar a fazer todas as reuniões no ambiente online.

Por fim, uma medida de prevenção essencial é exigir que todos os casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 no condomínio, sejam notificados ao síndico, bem como, que os infectados realizem o isolamento domiciliar por 14 dias.

Medidas de higiene

Por outro lado, outra medida de prevenção para um condomínio é a higiene.

Certamente a higienização e desinfecção de maçaneta, botão do elevador, ou até mesmo do corrimão, podem ser passos simples, porém fundamentais para evitar o contágio.

Inclusive, com relação à limpeza, vale citar que todos os funcionários que realizam a higienização precisam receber os EPIs como as máscaras e luvas descartáveis, pois esta é uma obrigação do condomínio.

Algo que também é muito indicado é a distribuição de dispensers com álcool em gel em locais que servem de passagem, como por exemplo, a portaria.

Por fim, a utilização de máscara também deve ser obrigatória em um condomínio.

Conclusão

De modo geral, a utilização de medidas de distanciamento social, tal como, a higienização de todos os locais, é a principal alternativa de prevenção em um condomínio.

Em Hong Kong, por exemplo, o distanciamento social foi o primeiro passo e foi implementado no final de janeiro.

Assim, o país está enfrentando a crise tranquilamente e tem apenas 1.366 casos confirmados e 7 óbitos, algo que comprova a eficácia dessas medidas.

Leia mais em:

https://sbpt.org.br/portal/covid-19-oms/

Saiba como promover segurança no seu condomínio:

Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *