Prevenção para condomínios frente à COVID-19
Certamente há algumas medidas de prevenção que são aliadas a um condomínio, principalmente para evitar a contaminação de COVID-19.
Lamentavelmente o número de casos confirmados no Brasil com o novo coronavírus, está chegando a quase 1 milhão e 800 mil casos.
Portanto, você como síndico precisa estar atento a todas essas medidas e deve começar a implementar cada uma delas em seu condomínio, a fim de oferecer segurança a todos os moradores.
Quais as principais medidas de prevenção?
Com a intenção de lhe oferecer todos os esclarecimentos necessários, vamos falar a respeito das medidas de duas formas diferentes.
Inicialmente você poderá conferir informações sobre a importância do distanciamento social, para que logo em seguida, venha conferir algumas medidas voltadas a higiene, vamos lá:
Importância do distanciamento social
Bom, desde o começo da pandemia do novo coronavírus, a OMS (Organização Mundial da Saúde), sempre deixou claro que o distanciamento social seria a principal medida de prevenção para evitar o contágio da doença.
Isso porque, de acordo com especialistas, os primeiros contágios do vírus são relatados em uma população.
Dessa forma, trazendo essa medida para o convívio em um condomínio, a ideia não seria diferente.
Por isso, é fundamental evidenciar que o distanciamento seria a principal medida de prevenção dentre todas que iremos citar ao decorrer do conteúdo.
Com relação ao condomínio, estabelecer regras como a utilização do elevador de forma simultânea somente por moradores da mesma residência é algo muito interessante.
Aliás, o ideal seria que a utilização de áreas comuns como a piscina, academia, playground e salão de festa seja suspensa.
Além disso, colocar cartazes para conscientizar os moradores, bem como, suspender a realização de obras e qualquer tipo de confraternização podem ser boas precauções.
Outro ponto fundamental é adiar as assembléias presenciais e começar a fazer todas as reuniões no ambiente online.
Por fim, uma medida de prevenção essencial é exigir que todos os casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 no condomínio, sejam notificados ao síndico, bem como, que os infectados realizem o isolamento domiciliar por 14 dias.
Medidas de higiene
Por outro lado, outra medida de prevenção para um condomínio é a higiene.
Certamente a higienização e desinfecção de maçaneta, botão do elevador, ou até mesmo do corrimão, podem ser passos simples, porém fundamentais para evitar o contágio.
Inclusive, com relação à limpeza, vale citar que todos os funcionários que realizam a higienização precisam receber os EPIs como as máscaras e luvas descartáveis, pois esta é uma obrigação do condomínio.
Algo que também é muito indicado é a distribuição de dispensers com álcool em gel em locais que servem de passagem, como por exemplo, a portaria.
Por fim, a utilização de máscara também deve ser obrigatória em um condomínio.
Conclusão
De modo geral, a utilização de medidas de distanciamento social, tal como, a higienização de todos os locais, é a principal alternativa de prevenção em um condomínio.
Em Hong Kong, por exemplo, o distanciamento social foi o primeiro passo e foi implementado no final de janeiro.
Assim, o país está enfrentando a crise tranquilamente e tem apenas 1.366 casos confirmados e 7 óbitos, algo que comprova a eficácia dessas medidas.
Leia mais em:
https://sbpt.org.br/portal/covid-19-oms/
Saiba como promover segurança no seu condomínio:
COVID-19: Doença Ocupacional? - Rodrigues Almeida
[…] COVID-19: Doença Ocupacional? Prevenção para condomínios frente à COVID-19 […]